A FORTIFICAÇÃO MODERNA . A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA-FOTE EM PORTUGAL. CONHECER, CONSERVAR, COMUNICAR 7 e 8 março 2019, 3 Dezembro 2018

PROGRAMA:

Dia – 7 março

I Sessão – (10h-12h)

O Conceito de Praça-Forte e a Tratadística Europeia

A reformulação das fortificações de inúmeras cidades na Europa testemunhou uma Prática, que se afirmou através da Teoria expressa numa panóplia de Tratados de Fortificação Moderna, que abordavam a complexidade da sua concepção, através da delineação da nova cintura de muralhas e das suas obras exteriores. A publicação desses Tratados funcionava também como uma disputa entre as Nações, o que demonstra a intelectualidade desta Ciência ou Arte. 

II Sessão – (14h-16h)

A Restauração e a Defesa do Território. As Aulas, os Tratados e os Engenheiros Militares

O reconhecimento de D. João IV implicava a aplicação da Fortificação Moderna na reformulação do sistema defensivo do Reino. Foram criadas estruturas centrais para controlar essas obras e os projectos realizados pelos engenheiros militares. Paralelamente foi aberta uma Aula de Arquitectura Militar e publicados dois Tratados portugueses como afirmação do nosso domínio nesta temática.

Visita de estudo

Dia – 8 março

III Sessão - (10h-12h)

As Praças-Fortes na Defesa da Fronteira e o Modelo Urbano  

A delimitação da fronteira funcionava através da nomeação dos núcleos urbanos como Praças-Fortes, onde se destacavam aquelas que foram eleitas como quartel-general das diferentes regiões, cujas estruturas militares foram crescendo nos séculos seguintes. O modelo urbano aplicava-se através de um Método que é a adaptação às pré-existências edificadas e ao sítio.

IV Sessão – (14h-16h)

A Paisagem Militar do Sistema Defensivo do Alentejo

O Alentejo correspondeu à defesa principal de Lisboa, a capital, por isso o investimento foi maior nesta província. O sistema defensivo no território era estruturado através de Praças-Fortes, onde se aplicou a Teoria logo no início da Restauração através da contratação de engenheiros militares estrangeiros.

Visita de estudo